5º dia - Daniel 5

01-01-2016 14:18

O rei Nabucodonosor faleceu e o seu sucessor foi seu filho Belshazar. E teve um dia em que ele decidiu dar um grande banquete e para servir o vinho ordenou que retirassem do templo as taças de ouro e de prata para que ele e todos os convidados pudessem usar para beber. E além disso, fizeram adoração a outros deuses.

Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. (Daniel 5.5)

Ao ver aquilo o rei ficou perturbado. Pra você ver que quando desobedecemos a Deus, a consciência pesa e foi o caso do rei, ele errou ao buscar as taças de ouro e prata que estavam no templo, ele tocou no que era de Deus para adorar a outros deuses e a ele mesmo. Mas, quando viu aquela mão escrevendo, o semblante dele mudou. Pediu que chamassem todos os sábios para decifrar aquilo que tinha sido escrito mas nenhum conseguiu ler e dar a intrpretação. 

Sua esposa, a rainha, lembrou de Daniel e falou com o rei para que o chamassem. Assim foi, Daniel relembrou ao rei o que tinha sucedido ao seu pai quando este decidiu ser orgulhoso e desprezou a Deus. 

E tu, seu filho Belshazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os vasos da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho por eles; além disto, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste. (Daniel 5.22-23)

Por conta da desobediência do rei, Deus enviou aquela mão que escreveu que o rei tinha sido achado em falta e tirou dele o reino para dar aos medos e aos persas. Por conta da revelação que Daniel fez, o rei ordenou que ele fosse vestido de púrpura, que lhe pusessem um colar de ouro ao pescoço e que fosse o terceiro dominador do reino. Naquela noite Belshazar foi morto e Dario reinou em seu lugar. 

O que aprendemos com este capítulo é que a desobediência a Deus pode levar-nos a caminhos tortuosos, tomar atitudes sem calcular as consequências pode mudar completamente o rumo das nossas vidas. Quando uma pessoa coloca Deus como primeiro em sua vida, ela jamais irá desobedecê-lo porque isso vai levantar a sua ira, por exemplo, quando você ama muito uma pessoa você não gosta de fazer algo que lhe desagrade porque sabe que irá magoá-la, o mesmo é com Deus. Não desrespeitamos as suas vontades porque sabemos que isso não está correto. Ele é Deus, nós somos apenas servos. 

Aqui poderão conhecer um pouco de mim, das minhas crenças, do meu dia-a-dia e muito mais. O objetivo é colocar as pessoas a pensar, acho que falta a muita gente pôr a máquina a trabalhar.